11 de julho de 2010

Julian Bashir

O Dr. Julian Bashir é um personagem principal da telessérie americana de ficção científica Star Trek: Deep Space Nine (no título original em inglês, ou DS9), interpretado pelo ator Alexander Siddig. O Dr. Bashir é um oficial da Frota Estelar com a patente de 2º Tenente e posteriormente de 1º Tenente, e desempenhava a função de oficial-médico-chefe da estação espacial Deep Space Nine.

Oficial Médico da Frota Estelar, especialista em múltiplas raças, foi engajado na estação Deep Space 9 em 2369. Isso logo depois da retirada cardassiana do sistema bajoriano. Bashir foi um brilhante médico, formando-se em segundo lugar em sua turma . Procurando aventura, ele mesmo requisitou seu posto na Estação Deep Space 9. Logo em sua chegada Bashir ficou atraído pela bela Jadzia Dax, mas Dax não retribuiu esta afeição, porém os dois mantiveram um bom relacionamento profissional. Posteriormente, ele se envolve romanticamente com Ezri Dax, a sucessora de Jadzia. Seu interesse pelo simbionte hospedado nas trills vai além do fator científico. Bashir nasceu em 2341. Devido a uma séria deficiência para o aprendizado, foi integrado a uma escola de reabilitação quando completou seis anos. Em 2352, Bashir já viajava com seu pai, que era um diplomata, por vários planetas. Isso despertou nele a vontade de ser médico e de conhecer e entender outras espécies. Quando seus pais, Richard e Amsha Bashir, foram transferidos para o planeta Adigeon Prime, efetivaram uma resseqüência genética em Bashir, algo completamente fora da lei para a Federação. Mas o processo obteve sucesso, dando a Bashir habilidades físicas e mentais melhoradas. Bashir descobriu este artifício em 2373, através do Dr. Lewis Zimmerman.

Em 2371, foi indicado ao Prêmio Carrington, anualmente concedido pelo Conselho Médico da Federação, por seu trabalho em replicação biomolecular. Foi o mais jovem indicado de todos os tempos para o mais importante prêmio médico da Federação.

Em 2373, durante uma conferência para acordos com Meezan IV, Bashir foi raptado por uma tropa Jem´Hadar e substituído por um Transmorfo, que usou seu corpo para matar outros tripulantes. Ele foi mantido, por cerca de um mês, em um campo de concentração do Dominion.

Gosta de jogar raquetebol com Miles O´Brien, com o qual iniciou uma grande amizade após o incidente a bordo de uma nave de munição T'lani, em órbita do deserto planeta T'lani III. Tem gosto refinado para comidas e bebidas e adora brincar de agente secreto na holosuíte, trabalhando para o governo britânico, uma espécie de 007. Ganhou de presente de seu amigo Felix o programa holográfico Vic Fontaine, que ele mesmo instalou em uma das holosuítes da Estação Espacial 9.

Bashir é um profissional dedicado e sempre estuda métodos para facilitar a vida de quem está sofrendo. Também elabora métodos para favorecer investigações da Federação. Ele desenvolveu implantes telepáticos, equipamentos biomédicos e biomotores. Descobriu a cura para a febre teplan, entre outras doenças que ele mesmo se empenhou para ajudar a encontrar a cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário