18 de abril de 2010

Star Trek: The Next Generation (1987–1994)


Ao contrário da série original, o título traduzido desta série ("O Caminho das Estrelas: A Geração Seguinte") não se tornou de uso corrente em Portugal, sendo posteriormente substituído pela desinação original - Star Trek: The Next Generation . No Brasil, a série ganhou o título de "Jornada nas Estrelas: A Nova Geração". Os eventos da série ocorrem 90 anos após a primeira missão da Enterprise original, com uma nova nave estelar (a Enterprise-D) e uma nova tripulação. Nos EUA, estreou em 28 de Setembro de 1987 com o episódio piloto de duas horas Encontro em Farpoint. Teve direito a sete temporadas, com a transmissão do último episódio, All Good Things..., em 29 de Maio de 1994. A série teve uma audiência considerável nos EUA na sua primeira transmissão e desde então tem conquistado fãs no mundo inteiro. Em 1994, estrearia no cinema o primeiro filme com a nova geração - o sétimo do universo Star Trek -, ao qual se seguiriam outros três, o último deles em 2002.

Em termos de estilo e temática, esta nova série divergiu considerávelmente da orientação seguida na série original. Os novos personagens, dentre os quais se destacam o Capitão Jean-Luc Picard, um homem de difícil trato - nada semelhante ao Capitão Kirk - mas justo, e o andróide Data, que durante a exploração da galáxia persegue o objectivo de se aperfeiçoar e tornar "mais humano", trouxeram uma maior credibilidade à série. Em termos visuais, houve naturalmente um enorme salto qualitativo, mas raras vezes os efeitos especiais guiaram o rumo da série, servindo apenas como pano de fundo para intrigas que levantam grandes questões sobre honra, amor, amizade, vida e morte, ou lugar do Homem no Universo.

Em Portugal, as primeiras temporadas da série foram exibidas na RTP2 no final dos anos 80. Em 2004, a SIC Radical iniciou a sua repetição. Entre 2002 e 2003, as caixas de DVDs de todas as sete temporadas da série foram oficialmente lançadas em Portugal, tratando-se contudo da versão britânica, não tendo legendas em português nem estando prevista a disponibilização de uma edição nesse sentido.

No Brasil, a série foi originalmente transmitida pela extinta Rede Manchete, Rede Record, Rede 21 e atualmente é exibida pelo Sci-Fi Channel. As duas primeiras temporadas foram lançadas em DVD no Brasil no segundo semestre de 2006; a terceira, a quarta e a quinta temporadas chegaram às lojas em 2007; a sexta e a sétima temporadas chegaram em 2008.

2 comentários:

  1. star trek me transporta á minha infancia
    pode parecer utópico mas acreditar num universo melhor para se viver me encanta.
    este é o futuro que eu gosto de sonhar, onde a humanidade melhorou, aboliu dinheiro e ganhos pessoais, por um bem maior (o bem comum. Não falei que era utópico?

    ResponderExcluir
  2. Ah, Marisa, vc está coberta de razão!!!
    Ficção Científica é uma premonição do futuro! Seja numa história de um futuro bom ou ruim...
    Beijos para você e meu amigo Quadrideko,
    Ben.

    ResponderExcluir