18 de abril de 2010

Star Trek: Fase II


Planejada, mas nunca produzida, esperava-se que a série Star Trek: Phase Two chegasse aos lares norte-americanos na Primavera de 1978, através de uma proposta de uma nova rede televisiva que se viria a tornar a futura United Paramount Network. A ideia era colocar a tripulação original de novo a bordo da Enterprise para uma segunda missão de cinco anos. Foram escritos doze episódios e inicaram-se as filmagens do primeiro. Este acabou por se tornar Star Trek: The Motion Picture ("O Caminho das Estrelas - O Filme" ou "Jornada nas Estrelas: O Filme"), tendo dois dos restantes episódios sido aproveitados para a série Star Trek: The Next Generation. Nenhum argumento original dos episódios escritos faz parte da cronologia oficial de Star Trek.

Apesar da intenção de manter a tripulação original, uma das personagens ausentes seria o Spock, dado Leonard Nimoy ter recusado o convite. A série contaria com personagens novos, como o Comandante William Decker, a Tenente Ilia e o vulcano Tenente Xon.

Quando se optou por um filme cinematográfico em vez de uma série televisiva, estes três personagens foram adaptados. Decker e Ilya - agora incluída na tripulação ao leme da nave - aparecem como personagens principais ao longo de todo o filme, ao contrário de algumas das personagens da tripulação original, com papéis menores. Pelo contrário, o papel do Tentente Xon foi transformado em Comandante Sonak e foi reduzido apenas a algumas aparições e poucas falas antes de falecer num acidente de teletransporte.

Os doze episódios escritos de Star Trek: Phase II foram:
  • In Thy Image, por Harold Livingston: O episódio piloto de duas horas que acabou se tornar Star Trek: The Motion Picture. Uma extensa nave atravessa o universo à procura do seu criador na Terra.
  • Are Unheard Memories Sweet? ou Hom, por Worley Thorne: Enquanto procurava por uma nave perdida, a Enterprise descobre um mundo com necessidade de homens.
  • Cassandra, por Theodore Sturgeon: A Enterprise é a mediadora numa disputa entre dois mundos pel' O Monitor, enquanto um atrapalhado tripulante toma conta de uma criança alienígena.
  • The Child, por Jaron Summers e Jon Povil: Um ser constituído por luz engravida Ilya para ter a experiência de viver como um Deltan. O casco da Enterprise comece a ceder quando eles atravessam uma estranha nebulosa.
  • Deadlock, por David Ambrose: Enquanto procurava uma nave perdida, a Enterprise é chamada de volta a uma base estelar para iniciar um estranho jogo de guerra.
  • Devil's Due, por William Douglas Lansford: A Enterprise tem o primeiro contacto com o planeta Naterra, bem como com uma criatura mítica que tinha vendido o planeta milénios antes em troca de paz.
  • Kitumba, por John Meredith Lucas: A Enterprise é enviada para o mundo natal dos Klingon com a missão de ajudar Ksia, o líder Klingon menor de idade, a impedir o seu regente de guerrear a Federação.
  • Lord Bobby's Obsession: A Enterprise encontra uma nave Klingon abandonada com uma forma de vida a bordo - um tal de Lorde Bobby da Terra do século XVIII.
  • Practice in Waking, por Richard Bach: A Enterprise encontra uma nave, onde Decker, Scotty e Sulu são aprisionados numa simulação das fogueiras das bruxas do século XVI.
  • Savage Syndrome, por Margaret Armen e Alfred Harris: Enquanto investiga uma nave anciã, a Enterprise é atingida por uma luz que faz uma lavagem cerebral à tripulação, revertendo-os a selvagens.
  • To Attain the All, por Norman Spinrad: A Enterprise é apanhada num grande jogo, no qual o vencedor atinge um enorme conhecimento.
  • Tomorrow and the Stars, por Larry Alexander: Durante um ataque Klingon, Kirk ordena um transporte de emergência e é teletransportado para Pearl Harbor (Hawaii), momentos antes do ataque japonês.
Nenhum argumento destes episódios faz parte da cronologia oficial de Star Trek.

Nenhum comentário:

Postar um comentário